9 de set. de 2008

Ironia

Trata-se de um recurso através do qual se afirma algo contrário ao que realmente se pretende dizer, sem o escrúpulo mantê-lo dissimulado.
Ela pode funcionar assim como uma faca de dois gumes, ao atingir seus propósitos objetivos e desferir farpas à concorrência. Exemplos:

LIDERANÇA ABSOLUTA EM SEGUNDO LUGAR. (SBT)

O PIOR PROGRAMA DA TV BRASILEIRA. (Perdidos na Noite)

A MAIS PERFEITA IMITAÇÃO DAS LEGÍTIMAS HAVAIANAS. (Sandálias Havainas)






Na publicidade a irônia pode é por muitas vezes usada, como provocação entre concorrentes.




“Parabéns a Audi por ganhar o prêmio de ‘O Carro Sul-Africano de 2006′. Da vencedora do ‘Carro Mundial de 2006′”




“Parabéns a BMW por ganhar o ‘Carro Mundial de 2006′. Da vencedora por seis vezes consecutiva do circuito ‘Le Mans 24 Hours’”.



“Muito bem Audi e BMW, por ganharem o concurso de beleza. Da vencedora do prêmio internacional ‘Motor do Ano".



As agências também usam a irônia para aproveitar algumas situações que surgem.









No ônibus: "Se você não tem Seguros GIO Third Party Property , sugerimos que você não bata neste ônibus."


A ironia pode vir representando um conceito humorizado...




ou de forma ideologica, preventiva






5 razões para não usar preservativo

Nenhum comentário: